Rio Grande do Sul (RS)

Festival gastronômico reunirá chefs de todo o Brasil na Serra Gaúcha

12/08/2019 04:55

Uma cozinha construída no final do século XIX, com um forno a lenha de três metros de largura e duas grandes caldeiras, será um dos palcos da terceira edição do Garibaldi Gastrô, evento que promete animar a Serra Gaúcha nos dias 15 e 16 de agosto. Nos dois dias, a programação terá oficinas de gastronomia, degustações guiadas e um jantar assinado por chefs consagrados como o uruguaio Martin Lavecchia e o confeiteiro Lucas Corazza, do programa “Que seja doce”, do GNT. No encerramento, o menu, harmonizado com os vinhos da região, será servido dentro dos vagões da Maria Fumaça, ao som de um repertório de jazz comandado por artistas locais.

O tema deste ano, “Na Brasa”, norteará as aulas e promete inspirar vários pratos com esse tipo de cozimento, produzidos por um time de chefs aclamado pelo público. Estão confirmadas oficinas de pães, bar, cafés e de gastronomia autoral com chefs como o gaúcho Marcelo Schambeck, além do próprio Bellora. São mais de 20 profissionais convidados a partilharem seus conhecimentos, entre chefs, bartender, barista e sommeliers.

O pacote de oficinas e degustações inclui refeições durante as aulas (um coquetel na quinta à noite e café da manhã, mais almoço na sexta). Com ingressos vendidos à parte, o jantar na Maria Fumaça inclui as bebidas e o passeio noturno. Todas as vagas são limitadas.

Os chefs que participarão do Garibaldi Gastrô comandarão oficinas e assinarão jantar de encerramento na Maria Fumaça Foto: Augusto Tomasi / Divulgação

— O café da manhã da sexta-feira será todo abastecido com produtos locais, com matéria prima colhida da horta do mosteiro. Bolos, pães e geleias artesanais são produzidos pelas próprias irmãs. E o almoço que antecede ao passeio será comandado pelos próprios chefs, sem garçons profissionais, contando apenas com a ajuda de estagiários de gastronomia das universidades próximas, que atuarão como auxiliares. No jantar, depois da sobremesa, faremos o passeio noturno de locomotiva, uma experiência de contemplação, um espetáculo à parte — finaliza Bellora, conhecido, em seu trabalho no Valle Rústico, por lançar novo olhar sobre ingredientes não usuais da alta gastronomia, como o pinhão, e por fortalecer o vínculo com os pequenos produtores, incentivando-os.

Serviço

Quando. Oficinas e degustações dias 15 (quinta) e 16 (sexta). Jantar na Maria Fumaça na sexta, às 20h.

Onde. Hotel Mosteiro São José (Rua Buarque de Macedo 3.590, Garibaldi).

Quanto. Oficinas a R$ 200 por dia (estudantes e idosos pagam meia entrada). Jantar na Maria Fumaça a R$ 220 com bebidas incluídas.

Onde comprar. Eventize (garibaldigastro.eventize.com.br). Tel.: (54) 3462-2755.

Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
lynda course free download
download lava firmware
Download Nulled WordPress Themes
free online course

Veja também: