Sustentabilidade

500 litros de óleo das praias cearenses

30/09/2019 08:17

Quinhentos litros de óleo foram recolhidos de nove praias do Ceará, ao final da operação de limpeza realizada, neste fim de semana (28 e 29), pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A ação emergencial de mutirão reuniu 55 servidores da autarquia, que percorreram nove praias atingidas pelo óleo derramado em alto mar.

Empresas privadas sensibilizadas com os efeitos do crime ambiental cederam implementos para a coleta de resíduo sólido, equipamentos de proteção individual e água potável. O material coletado será incinerado no forno de uma indústria licenciada pela Semace para a queima de material perigoso, que também colabora com o esforço.

“Apesar da competência da limpeza ser dos municípios, nós entendemos que foi uma situação crítica, então chamamos a responsabilidade da Semace”, afirmou o superintendente da autarquia, Carlos Alberto Mendes, ao apresentar o balanço. “Até porque a coleta desse material envolve conhecimento e equipamentos”, completou.

Divulgação

Praias livres do óleo

Foram visitadas as praias de Sabiaguaba e Abreulândia (Fortaleza), Porto das Dunas (Aquiraz), Tabubinha (Beberibe), Pontal de Maceió (Fortim) e Canoa Quebrada (Aracati), no litoral leste; Taíba (São Gonçalo do Amarante), Paracuru (Paracuru) e Baleia (Itapipoca), a oeste. Esta foi a primeira fase da operação.

Novos mutirões

Novos mutirões de limpeza poderão ser realizados, se outras praias forem atingidas pelo óleo. A mancha que chegou à costa cearense não voltou a ser avistada no mar, o que pode indicar o afastamento da substância do litoral do estado. As ocorrências devem ser informadas pelo telefone 0800.2752233 ou pelo aplicativo da Semace, que pode ser baixado aqui.

Balneabilidade

A Semace divulgará, nesta terça-feira (1º de outubro), o resultado do exame da balneabilidade realizado com amostras da água do mar de 35 praias localizadas fora de Fortaleza, do Icaraí (Caucaia) à Praia do Preá (Cruz) e da Abreulândia (Fortaleza) à Redonda (Icapuí). As amostras foram colhidas na última quinta-feira (26).

Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
free online course
download samsung firmware
Download WordPress Themes Free
download udemy paid course for free

Confira mais sobre:

Economia Sustentabilidade

Veja também: