Meio ambiente

Prefeito de Fortaleza sanciona lei que proíbe fornecimento de canudos de plásticos

26/11/2019 18:31

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) sancionou a Lei de Nº 10.957 que proíbe o fornecimento de canudos plásticos em estabelecimentos comerciais de Fortaleza.

A medida sancionada na última quinta-feira, 21, entrará em vigor 180 dias após a publicação. Estabelecimentos como como bares e restaurantes, incluindo o comércio atacadista e varejista, não poderão vender o produto.

Multa

No texto original, a medida estabelecia multa de 250 a 1.500 UFIRCEs (Unidade Fiscal de Referência do Estado do Ceará), de acordo com a gravidade da infração e capacidade econômica do infrator. Seria aplicada em dobro no caso de reincidência. Mas o artigo que tratava da multa foi vetado pelo prefeito Roberto Cláudio. 

Ilustração

Por que proibir canudos plásticos?

O canudo plástico tem vida útil de de três anos, mas demora séculos para se decompor. Para erradicar o uso de plásticos, leis que proíbem os descartáveis em todo mundo. Segundo o relatório “Solucionar a Poluição Plástica: transparência e responsabilização”, divulgado em março deste ano pelo WWF, a metade do lixo plástico que polui a natureza hoje foi produzida há menos de duas décadas, precisamente a partir dos anos 2000.

Os canudos representam cerca de 4% do plástico que polui os oceanos atualmente. Só em 2016, estima-se que foram produzidos 396 milhões de toneladas do material, o equivalente a 53 quilos para cada pessoa do planeta.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course
download lenevo firmware
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course

Confira mais sobre:

Sustentabilidade

Veja também: