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Supermercado Guará dá dicas de como fazer uma feira mais saudável

Supermercado Guará separou cinco dicas para quem quer fazer uma feira mais saudável e eliminar do carrinho itens que são prejudiciais à saúde

08/05/2019 19:41

A reeducação alimentar tem sido vista cada vez mais como a solução definitiva para quem quer mudar de lifestyle e ter uma vida mais saudável. Junto à prática de exercícios físicos, o ato de deixar de lado as frituras, gorduras e açúcares ao invés de seguir uma série de dietas não personalizadas por um período curto de tempo é importantíssimo para quem quer modificar o cardápio diário.

Por isso, o Supermercado Guará separou cinco dicas para quem quer fazer uma feira mais saudável e eliminar do carrinho itens que são prejudiciais à saúde. Confira:

Divulgação

1. Redescubra o hortifrúti

Dê preferência por frutas, legumes e verduras na hora de preparar snacks nutritivos, fáceis e gostosos. “Estamos acostumados com uma dieta que não aproveita o potencial total dos alimentos. Transformar um legume que iria para o almoço em um lanche rápido e diferente, por exemplo, é uma boa opção para modificar o cardápio com saúde”, comenta Ronalda Ferreira, nutricionista e consultora do Guará. Para quem não sai da correria, os supermercados já contam com versões práticas, para viagem, ou com legumes pré-cortados, por exemplo.

2. Prefira temperos in natura

Temperos prontos são práticos, mas nada saudáveis, além de conter gordura, a maior parte deles possui corantes e muito sódio, que podem causar retenção de líquido e alergias alimentares, especialmente em crianças. “Na hora de temperar, escolha folhas frescas ou desidratadas, como manjericão, alecrim, orégano, salsinha ou coentro, que dão mais sabor e podem ser combinados para criar receitas diferentes, evitando o enjoo que o tempero comum pode causar”, lembra Ronalda.

3. Opte por massas integrais ou pães com fibras

Para os amantes de massas, uma boa opção é trocar o macarrão do fim de semana ou o pão do café da manhã por massas integrais ou com fibras, que possuem mais nutrientes, menos gordura e diminuem a sensação de inchaço. Além dos pães de forma, que podem ser encontrados facilmente em versões com grãos, mais leves, também é possível encontrar opções artesanais de pães mais saudáveis para o dia a dia nas padarias, como o pão com gergelim.

4. Dê preferência a queijos brancos ou light

Queijos amarelos possuem mais gordura e costumam ser mais processados. “Laticínios brancos ou light (no caso do requeijão), além dos leites desnatados, são uma opção mais saudável para quem quer modificar os hábitos alimentares sem mudar tanto o cardápio, mantendo sanduíches, iogurtes e leite na dieta”, explica a nutricionista. 

5. Coloque mais cereais e grãos na sua dieta

Cereais matinais sem açúcar, assim como a granola, são excelentes opções para um café da manhã nutritivo e reforçado. Na hora do almoço, leguminosas como grão de bico e lentilha preenchem o prato e podem até substituir carnes gordurosas, em receitas como tortas, hambúrgueres, bolinhos ou até mesmo em porções cozidas. “É essencial, no entanto, não deixar de consumir alimentos de nenhum grupo, sendo orientado por um nutricionista que pode te ajudar a fazer a feira da melhor forma”, reitera Ronalda. 

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